ANÁLISE #2: Shadow of the Tomb Raider (sem spoilers)

15.9.18

Visual: 9,5/10 | Áudio: 9/10 | Jogabilidade: 9,5/10 | Roteiro: 8,5/10
NOTA FINAL: 9/10

Completei toda a campanha de Shadow of the Tomb Raider e, antes de começar a análise, gostaria de dar dois recados:
1) Muito obrigado à Crystal Dynamics por permitir que jogássemos o jogo antes do lançamento, para podermos fazer essa análise antecipada para vocês. Apesar disso, o artigo é sincero e não tem nenhuma influência da empresa.
2) É muito difícil fazer uma análise desse jogo, uma vez que também somos fãs e não podemos nos deixar levar pela paixão.

Mas vamos lá para a análise baseada em tópicos que acho importante:

Parece um Tomb Raider clássico?


Vou começar por esse ponto, por ser uma grande preocupação para muitos fãs e talvez vá mudar a forma como veem esta análise.
Dentro desta nova proposta de origem, este com certeza é o jogo mais parecido com os clássicos. Não estou falando em ter uma roupa igual aos jogos antigos, mesmos inimigos ou pistolas duplas (não confirmo nem descarto nenhuma dessas coisas em Shadow), mas falo sobre a sensação ao jogar:
  • Temos a Lara mais confiante até agora, apesar dos riscos, ela gosta de estar nesses lugares perigosos e não exita em nenhum momento.
  • Enigmas, vão encontrar muitos enigmas (não só nas tumbas opcionais), esses são os mais parecidos com os jogos clássicos, temos que resolver jogos de luz em espelhos, puxar uma alavanca e voltar correndo desviando de armadilhas e encontrar combinações para portas, cometer um erro nesses enigmas, pode ser mortal.
  • Tumbas, o jogo tem muitas tumbas, cavernas cheias de cadáveres, ambientes escuros iluminados com fogo, salas cheias de armadilhas e espaços abandonados.
Para ter a melhor experiência de um Tomb Raider Clássico, jogue na dificuldade sem dicas para enigmas ou escaladas, assim você não tera nenhuma dica de o que fazer ou para onde ir e vai ficar preso um bom tempo em algumas salas, assim como acontecia nos clássicos.


História



Como sabemos, esse jogo é o final da história do surgimento da Tomb Raider. Os dois primeiros títulos foram escritos por Rhianna Pratchett, em Shadow o roteiro ficou nas mãos de Jill Murray. Ambas fizeram um trabalho excelente dentro do momento de cada jogo, agora com o fim do começo, Jill escreveu a historia com a Lara mais madura da Trilogia.
Dessa vez o objetivo de Lara vai muito além de salvar alguém ou ir em busca de um objeto, desde o início do jogo até sua conclusão, Lara precisa tomar decisões, ela não tem apenas que seguir em frente, precisa escolher que caminho tomar, suas açoes tem consequências, o que traz um peso emocional muito grande. A história varia entre situações de determinação, tristeza, esperança e até momentos sombrios.
Tomando cuidado para não dar spoilers podemos dizer que a história tem uma conclusão e não deixa pontas soltas, como aconteceu nos títulos anteriores.


Jogabilidade



A jogabilidade é bem parecida com a de Rise, o que não é ruim, uma vez que a plataforma de Rise funciona muito bem, não existem motivos para muda-la. Mas se engana quem pensa que o jogo é só um Rise melhorado, a forma de exploração dos cenários, resolução de enigmas e ataque aos inimigos é bem diferente. Temos mais técninas de ataque em stealth, como camuflagem com lama e matar dois inimigos com faca simultaneamente, temos mais habilidades debloqueáveis e recursos, como frutas que desaceleram o tempo para facilitar a mira ou mostram onde estão os inimigos.
Com certeza a possibilidade de nadar livremente é algo muito aguardado e foi executado de forma excelente nesse jogo, o nado é realmente livre e fluído (não causa aquele tédio das famosas fases aquáticas chatas de alguns jogos). A água é utilizada não só para ir de um ponto a outro, dentro dela temos muitos segredos para explorar, partes de enigmas para solucionar e inimigos aquáticos e terrestres para atacar ou fugir.
Além disso, agora temos movimentos com cordas, que permitem correr pelas paredes ou se pendurar nelas ou no teto, com isso a exploração que era mais horizontal, será feita de todas as formas possíveis.



Continuamos com o esquema de desbloquar habilidades conforme vamos ganhando experiência e utlização de itens do ambiente para construir flechas, remédios, melhorar equipamento e agora também fazer roupas. Isso é ótimo, traz um tom de realidade ao jogo e exige que nós exploremos mais o cenário e missões paralelas, seja para conseguir habilidades ou buscar recursos.
Adicionaram também um modo fotográfico no jogo, com ajustes de imagem e filtros, esse modo é super bem vindo para podermos tirar fotos incríveis dos lindos cenários do jogo. Inclusive, podemeos escolher as expressões de Lara, o que é bem divertido.

Enigmas e Tumbas



Um ponto muito explorado e divulgado desse jogo foram as Tumbas e Enigmas e com certeza temos várias em Shadow. Não só Tumbas Opcionais, no modo história passamos por várias também e precisamos pensar bastante no que vamos fazer, consultar documentos e explorar o ambiente para pensar quais são nossas opções, só ir apertar um botão aleatoriamente para tentar abrir algo nao vai funcionar, inclusive, isso pode ser mortal. Errar uma combinação de códigos, pode jogar Lara eu uma piscina de cobras venenosas mortais, então pense bem no que esta fazendo.
Os enigmas são variados, exigindo que você empurre objetos, busque códigos, empurre alavancas, faca combinações de luz, prenda objetos, suba em plataformas e escape de armadilhas, ficar tentando refletir a luz de um espelho em algum lugar aleatoriamente até fazer a porta abrir, com certeza não vai funcionar.

O jogo traz a opção de escolher a dificuldade dos enigmas e da escalada, o que muda MUITO a experiência. Por exemplo, se você escolher a dificuldade de escalada fácil terá manchas brancas por onde pode escalar, então será muito mais fácil avançar, a dificuldade dos enigmas é o mesmo, uma vez que seleciona a dificuldade fácil, os objetos que devem ser utilizados ficarão em destaque, inclusive, Lara dará dicas de como resolver os enigmas. 



Ou seja, não adianta querer tumbas desafiadoras como nos jogos clássicos e jogar na dificuldade de exploração fácil
Se você quer uma experiência como nos jogos clássicos, escolha a dificuldade de enigmas e escaladas difícil (a de combate nao interfere nisso). Mas, se você prefere seguir em frente no jogo sem problemas com os enigmas, não tem problema, é só mudar a opção para o fácil.


Ambientes



Sendo Tomb Raider um jogo que exige muita exploração, o ambiente é extremamente importante, nesse jogo encontramos os ambientes mais bonitos já apresentados. A história se passa em grande parte durante o dia e no meio da floresta ou de civilizações antigas, isso permitiu que o jogo seja muito colorido. A beleza dos ambientes é ressaltada com a iluminção do sol ou das chamas, quando estamos em tumbas. A água que era coadjunvante nos ambientes até agora, em Shadow é um espetáculo a parte, temos águas azuis e cristalinas que são belíssimas, ou aguas verdes/amarronzadas e turvas como vemos nas fotos da Amazonia, que combinam muito bem com o cenário.
Enquanto andamos nas florestas com folhas verdes vibrantes, vemos macacos e pássaros nos observando, além de sapos, coelhoes, aranhas, porcos, jaguares, lobos e lhamas. Buscar as tumbas opcionais ou realizar missoes paralelas no meio desses ambientes é extremamente gratificante.


Conclusão

Sendo um fã, é muito difícil dar uma nota para esse jogo, que nos encanta de tantas formas. O jogo não é perfeito, claro,  então seguem os pontos fortes e fracos mais importantes.

Prós
Ambientes muito bonitos
Opção de dificuldade de escalada e solução de enigmas
Mais tumbas, enigmas e armadilhas
História menos linear
Modo Fotográfico

Contras
Campanha principal poderia ser um pouco mais longa
História ainda depende muito da leitura de documentos, alguns arcos importantes foram concluídos com duas frases



Estamos ansiosos para voces jogarem Shadow of the Tomb Raider, assim que terminarem venham e nos contem o que acharam.

Share this

Postagens relacionadas

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »