Tomb Raider: The Angel of Darkness

INFORMAÇÕES
Lançamento: PC 1 julho 2003/ PS 20 junho de 2003
Plataformas: PC/ PlayStation2
Produção/ Edição: Core Design/ Eidos Interactive

HISTÓRIA
Movida pela vingança, Lara Croft percorre um submundo de sangue e traição. Neste jogo, ela mostra-se com um comportamento sombrio e com habilidades altamente evoluídas em comparação às versões anteriores.

Uma série de assassinatos trazem Lara a um conflito com o sinistro alquimista Eckhardt. Lara é acusada de assassinar seu ex-mentor Werner Von Croy e está foragida da polícia. No centro deste mistério, estão cinco pinturas do século XIV, as quais o alquimista deseja se apoderar.

Ela pode aprimorar suas habilidades à medida em que vai superando os obstáculos do jogo. E, pela primeira vez em Tomb Raider, Lara interage com os outros personagens na forma de diálogos, que influenciarão no enredo de sua aventura. Além disso, o sistema de controles foi aprimorado, conferindo à heroína uma série de novos movimentos acrobáticos, de combate corpo-a-corpo ou ataques furtivos. Foi neste jogo, também, que foi adicionado um novo personagem jogável: Kurtis Trent. A inteligência artificial dos inimigos foi aprimorada, permitindo que eles cooperem entre si.

Lara teve seu visual mais trabalhado. Ao invés de contar com apenas 500 polígonos, como nas versões Anteriores, foi remodelada com mais de 5.000 polígonos. Os modos de animação pularam de 25 para aproximadamente 180. A plataforma gráfica do jogo foi desenvolvido para aproveitar toda a capacidade de processamento das placas de vídeo da época.
Todas essas inovações fariam de Tomb Raider: The Angel of Darkness um jogo que revolucionaria a série. Entretanto, não foi bem recebido pela crítica.

PERSONAGENS
Kurtis Trent
Kurtis é um guerreiro ex-Legionrio, experiente de guerra, com habilidades ocultas limitadas. Levado como um iniciante numa antiga ordem chamada Lux Veritatis, Kurtis assumiu o papel do seu pai depois que o Alquimista caçou e eliminou o último da Ordem. Como único descendente restante, Kurtis está agora numa busca por vingança contra os que acabaram com a Ordem e que mataram o seu pai.

Louis Bouchard
Czar parisiense e gerente da "Serpent Rouge", género de uma discoteca localizada numa rua miserável de Paris, Bouchard possui uma reputação medonha, sendo reconhecido como rude e oportunista. Está ainda envolvido em operações ilícitas em Paris.

Margot Carvier
Madame Carvier é historiadora e académica no Departamento dos Estudos Medievais e renascentistas, tendo-se envolvido, recentemente em explorações arqueológicas sob o Louvre (museu francês). É ainda colega e amiga de Werner Von Croy.

Anton Gris
Trabalha como treinador dentro da organização de Bouchard e foi originalmente recrutado em Marselha, de onde foi trazido para Paris pela mão de Bouchard, quando as operações se estenderam pela capital.

Daniel Rennes

Rennes é um activista dos subúrbios parisienses e um grande amigo de Louis Bouchard. Como grande forjador, impressor e arquivista que é, Rennes especializou-se na provisão de documentos e dinheiro falsificado, servindo-se de uma casa de penhores como fachada. É ainda paranóico com teorias da conspiração, tendo utilizado em toda a operação várias armadilhas.

Dr. Grant Muller

Está envolvido em programas de pesquisa para a "Comissão Farmacêutica do Mundo", situada em Roma. Lidera ainda as pesquisas botânicas da fortaleza Strahov em Praga.

Joachim Karel
Director de uma corporação legal situada em Paris, Karel controla os investimentos e recrutamento da organização "The Cabal" bem como dos interesses da mesma por todo o mundo.

Luther Rouzic
Bibliotecário honorário nos arquivos de Praga e conhecedor das mais variadas línguas mortas de todo o mundo, Rouzic trata da parte burocrática da Fortaleza de Strahov.

Kristina Boaz
Nascida na Argentina, Boaz tornou-se a responsável pelos fármacos do Instituto de Psiquiatria da Strahov em Praga. Possui ainda cicatrizes de um horrível acidente de avião em 1987.

Thomas Luddick
Repórter sem crédito e miserável que tem estado a seguir os passos daquilo que ele pensa ser a máfia. Teve o azar de se cruzar como a "The cabal", que protegiam as suas operações desapiedadamente.

Marten Gunderson

Um veterano de inúmeros conflitos por todo o mundo, Gunderson controla "The Agency" (serviço de Recrutamento oculto, que fornece forças especializadas para qualquer coisa relacionada com segurança básica contra invasões).

The Shaman
Curandeiro proveniente do norte de África e de uma tribo mística; levou a cargo a recuperação de Lara depois do episódio nefasto ocorrido no Egipto.

Peter Van Echkhardt 
Pouco se conhece de Eckhardt, mas muito se teme de sua pessoa. Pensa-se que tenha séculos de existência e que controla poderes negros que o tornam invencível. É o principal inimigo de Lara em The Angel of Darkness e todos os seus planos não são menos do que diabólicos.

LOCAIS
Paris
* Fase 1: Parisian Back Streets (Becos Parisienses)
* Fase 2: Derelict Apartment Block (Bloco de Apartamentos Abandonados)
* Fase 3: Industrial Rooftops (Telhados da Zona Industrial)
* Fase 4: Margot Carvier's Apartment (Apartamento de Margot Carvier)
* Fase 5: Parisian Ghetto (Gueto Parisiense)
* Fase 6: The Serpent Rouge (A Serpent Rouge)
* Fase 7: St. Aicard's Graveyard (Cemitério de St. Aicard)
* Fase 8: Bouchard's Hideout (Esconderijo de Bouchard)
* Fase 9: Louvre Storm Drains (Sistema de Drenagem do Louvre)
* Fase 10: Louvre Galleries (Galerias do Louvre)
* Fase 11: Archaeological Dig (Escavação Arqueológica)
* Fase 12: Tomb of the Ancients (Tumba dos Antepassados)
* Fase 13: The Hall of Seasons (O Salão das Estações)
* Fase 14: The Breath of Hades (O Sopro de Hades)
* Fase 15: Neptune's Hall (O Salão de Netuno)
* Fase 16: Sanctuary of the Flame (Santuário da Chama)
* Fase 17: Wrath of the Beast (A Fúria da Besta)
* Fase 18: Galleries Under Siege (Galerias Sob Cerco)
* Fase 19: Von Croy's Apartment (Apartamento de Von Croy)

Praga
* Fase 20: The Monstrum Crime Scene (A Cena do Crime do Monstrum)
* Fase 21: The Strahov Fortress (A Fortaleza Strahov)
* Fase 22: Bio-Research Facility (Centro de Bio-Pesquisa)
* Fase 23: The Sanitarium (Kurtis) (O Sanatório)
* Fase 24: Maximum Containment Area (Kurtis) (Área de Contenção Máxima)
* Fase 25: Aquatic Research Area (Área de Pesquisa Aquática)
* Fase 26: The Vault of Trophies (O Cofre dos Troféus)
* Fase 27: Boaz Returns (Kurtis) (O Retorno de Boaz)
* Fase 28: The Lost Domain (O Domínio Perdido)
* Fase 29: Eckhardt's Lab (Kurtis e Lara)(Laboratório de Eckhardt)

ARTEFATOS
Quadros Obscuros
Os "Quadros Obscuros" são 5 obras de arte do século 14 que estão ligadas ao Alquimista Negro, Eckhardt. Eckhardt quer estes quadros para ressuscitar uma antiga geração de criaturas chamadas de Nephelim. De acordo com o poder para trabalhar, os 5 quadros devem ser trazidos juntos, e partes do corpo devem ser mudados alquimicamente e devem ser entregues ao Sleeper.