Review IGN: Um novo amanhecer para Lara

27.2.13
O site IGN, um dos mais bem conceituados sobre o assunto, foi um dos primeiros à publicar sua review sobre o novo Tomb Raider. Cheio de elogios e detalhes que te farão querer jogar ainda mais, o texto foi traduzido pelo Jonathan, da equipe do Lara Daily e você poderá ler logo abaixo.

Um novo amanhecer para Lara.
Publicado em 25 de fevereiro de 2013 - por Keza MacDonald

Vimos Lara Croft em muitas formas ao longo dos anos, desde a heroína peituda, a exploradora de Atlântida e a Aristocrata mal humorada. Mas nunca a vimos assim antes. O novo Tomb Raider da Crystal Dynamics mostra uma Lara jovem em sua primeira expedição, naufragada e presa em uma ilha cheia de perigos, empurrada para o limite de sua engenhosidade e vontade de sobreviver. Ao longo do jogo vamos ver essa inteligente e engenhosa jovem se tornar algo mais próximo da Lara Croft que conhecemos, destemida perante o perigo. É uma história de origem muito bem sucedida, um reboot da série que é autêntico e extremamente emocionante.

Tomb Raider é um pouco exagerado no início - a primeira hora é uma sequência do roteiro cuidadosamente montada e, sim, um amontoado de QTEs. Mas é tudo para o bem do desenvolvimento da personagem, e Tomb Raider é tão bom nisso que você vai perdoar o sentido restrito - principalmente após os 60 minutos que o jogo se abre e permite que você ande a vontade na ilha. O desempenho de Camilla Luddington como Croft é incrivelmente convincente, e durante esta aventura você realmente se preocupará com Lara – ela não esta tendo um bom tempo por lá. É uma leitura interessante da personagem, vemos a vulnerabilidade de Lara, mas ela nunca está sem poder, mas sempre totalmente capaz de enfrentar o perigo extremo.

O elenco de apoio é menos desenvolvido. Lara é tão bem realizada que em comparação a seus amigos e inimigos, eles soam bidimensionais. Lara naufraga junto com o grupo de amigos, e ela se culpa por trazê-los junto nesta expedição, adicionando muita pressão emocional ao enredo, mas é difícil preocupar-se tanto com eles como você se preocupa com Lara. Felizmente, isso não atrapalha o impacto do enredo. Há alguns momentos de cair o queixo, nesta história, que se desenvolve rapidamente de luta pela sobrevivência para ação frenética.

É um período tranquilo, antes da primeira vez que você saca uma arma em Tomb Raider. O primeiro assassinato de Lara é o primeiro desenvolvimento dramático do jogo, um momento de impacto emocional genuíno. Depois desse momento, o jogo se move rapidamente na temática, a transição de sobrevivente aterrorizada forçada a tirar uma vida para se tornar uma atiradora assassina é estranha, e esta é a única fraqueza significativa da história. Um minuto ela está vomitando sobre um cadáver, no outro ela está perfurando cinco caras através do pescoço, com flechas, o que leva a um período de desarmonia narrativa. Lara tem que se acostumar a matar rapidamente, e é o que o jogador faz.

Combate nunca foi o forte da Crystal Dynamics nos jogos de Tomb Raider, mas neste a desenvolvedora finalmente acertou. Seja com um arco, uma espingarda ou uma pistola, o combate é divertido, e basicamente não há muito disso (embora a contagem de corpos seja alta). Lara descobre periodicamente novas armas, injetando o combate com novidades a cada poucas horas. Eu fui atraído pelo arco - é muito mais interessante ser um assassino oculto do que saltar para a briga com uma espingarda ou se esconder atrás de uma parede com um rifle, embora o jogo necessite de todas estas abordagens nas mais diversas situações.

Construir as habilidades de Lara e melhorar suas armas com os objetos encontrados é inesperadamente gratificante. Pelas próximas fases da história de Tomb Raider o arsenal de seus inimigos é o de um pequeno exército de guerra, e ela é igualmente mortal no combate um a um. Mas na maior parte do jogo, Lara tem que trabalhar com o que ela tem. Apesar da sobrevivência ser um dos temas dominantes da trama, a caça e alimentação são introduzidos nos primeiros 20 minutos, mas são rapidamente abandonados.

A escalada, entretanto, é magistral. Lara se move naturalmente e confiante no ambiente, mas isso ainda parece excitantemente perigoso. Se pendurar em penhascos com um machado de escalada sempre dará a sensação de coração na garganta. Croft foi a alguns lugares realmente impressionantes no seu dia, e felizmente esta ilha está entre eles. É belíssimo, e o jogo te dá muitas oportunidades para admirá-la de penhascos, perspectivas de montanhas enevoadas e cordas de escalada precárias. Também é rico em detalhes e bem projetado, o modo como Lara domina as habilidades de sobrevivência e pega novas ferramentas ao longo do caminho, você poderá se aventurar ainda mais em seus locais escondidos. Isso fará você se sentir como um explorador.

A Visão de Instinto de Sobrevivência de Croft - que, com o toque de um botão, colabora destacando coisas como paredes escaláveis, objetos inflamáveis ​​e superfícies que você pode prender uma corda - torna a navegação na ilha e seus enigmas mais fáceis, e felizmente é totalmente opcional após ser introduzido pela primeira vez. É mais útil quando você está à procura de colecionáveis, mas por outro lado joguei o resto do jogo sem usá-lo. O jogo é bem projetado o suficiente para que você possa ler os ambientes perfeitamente sem ele.

Tomb Raider definitivamente pegou inspiração de outros grandes jogos de ação desta geração. Em um cenário há uma fuga de uma construção em chamas, e mais de uma sequência onde você está sendo levado por uma cachoeira. Mas mesmo quando Tomb Raider recai sobre os clichês de jogos de ação, ele o faz com tanta confiança e calma que você não se importa - na verdade, a sequência da construção em chamas é um dos momentos mais emocionantes do jogo. Uma vez que começa, Tomb Raider tem muita adrenalina, mas também tem grande variedade e ritmo. Há silêncio, momentos tensos entre os combates pesados, e você nunca estará no mesmo lugar fazendo a mesma coisa duas vezes.

A herança de Tomb Raider mostra-se em túmulos secretos durante o jogo, que são escondidas pela ilha para que você os descubra. Estes são enigmas independentes que o caminho leva para um tesouro, e eles costumam ser engenhosos e desafiadores o suficiente para fazer você se sentir bem inteligente quando encontrar a solução. Esta exploração tradicional em Tomb Raider é secundária na história da campanha principal, por isso é ótimo vê-la destacada nos túmulos secretos. O amor de Lara pela arqueologia e o fascínio geeky por civilizações antigas emerge quando ela está próxima a relíquias e estruturas antigas, apesar das dificuldades que ela tem de suportar.

Quando a história está completa, o mapa se abre para você vasculhar a ilha a procura de documentos, relíquias e outras bugigangas que deixou para trás. Milagrosamente, você vai querer fazer isso. Sem o enredo empurrando você através delas com uma espingarda nas costas, as localidades Tomb Raider se tornam parques infantis, e você estará livre para admirar seu design inteligente e refletir sobre uma relíquia guardada em uma plataforma aparentemente inacessível. Esses estão longe dos ambientes de corredor como os outros jogos de ação oferecem, por incrível que pareça, o jogo se transforma em algo mais parecido com um Tomb Raider tradicional depois de você termina-lo.

Há um aspecto verdadeiramente decepcionante em Tomb Raider, e isso é o multiplayer, que é melhor esquecermos. Ele não é muito divertido e é totalmente supérfluo. Dois dos quatro modos de jogo parecem significativamente a favor de um time sobre o outro, e embora o combate de Tomb Raider seja bom no contexto do singleplayer, ele não é flexível ou variado o suficiente para suportar um modo multiplayer por muito tempo. Também é mais complicado com equipamentos, nivelamento e habilidade desbloqueados. Na melhor das hipóteses, é razoavelmente divertido, mas eu vou ficar surpreso se alguém ainda estiver jogando-o em alguns meses.

O VEREDICTO
Tomb Raider é bem escrito, simpático, emocionante, bonito e incrivelmente bem-feito. O singleplayer raramente da um passo em falso e, apesar de rápida transformação de Lara em uma assassina fria parecer em desacordo com a narrativa, o jogo rapidamente supera isso. É um jogo de ação fantástico que traz uma nova dimensão emocional para um dos ícones mais duradouros dos jogos, e reposiciona ela ao lado de Nathan Drake no topo da hierarquia dos jogos de ação.

Share this

Postagens relacionadas

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »