Rise of the Tomb Raider na Brasil Game Show 2015

21.10.15

Como a maioria de vocês deve saber, entre os dias 8 e 12 de outubro aconteceu a Brasil Game Show, principal evento de games do país e um dos maiores da América Latina. Nele os brasileiros puderam jogar pela primeira vez uma demo de Rise of the Tomb Raider. Na ocasião, tivemos também a presença da equipe da Crystal Dynamics, Meagan Marie, Gerente de Comunidade, e Mike Brinker, Designer Chefe, no stand da Microsoft, onde conversaram com os fãs.

A equipe da Crystal Dynamics deu a grande oportunidade para os fã sites brasileiros acompanharem mais de perto a passagem do jogo pelo Brasil. Isso destaca a importância que os brasileiros tem tanto para a Crystal Dynamics, quanto para a Microsoft.

No dia 7 de Outubro, acompanhamos a Premiere BGS da Microsoft, onde pudemos começar a nos preparar para a BGS. O evento mostrou jogos como Forza 6, com participação de Nelson Pique, Halo 5, o Programa de Desenvolvedores Indie da Microsoft e claro, uma apresentação de Rise of the Tomb Raider. Nesta, vimos um trailer já divulgado anteriormente e Meagan Marie comentou um pouco sobre as habilidades que Lara precisará desenvolver para avançar na exploração, como o domínio de idiomas, e comentou como as tumbas são importantes nesse jogo. Estas são maiores e mais difíceis, principalmente as opcionais, o que irá agradar muito os fãs mais antigos.

Vídeo apresentado na Premiere BGS

No dia 10, participamos de um jantar, onde nos encontramos com os membros de outros fansites e com a Meagan e o Mike, que responderam algumas de nossas perguntas. Claro que eles não puderam responder todas, mas conseguimos algumas informações interessantes:
Primeiro, durante uma conversa sobre como lidar com Lara matando animais, foi comentado que um dos animais do jogo, o Urso Siberiano, não ataca humanos, mas no caso específico, ele estava guardando alguma coisa, por isso atacou Lara.

 Membros da comunidade Tomb Raider no Brasil

Em um dos trailers divulgados vimos uma sala com alguns objetos esféricos pendurados, que lembram muito algo visto no primeiro filme, "Lara Croft: Tomb Raider". Quando um dos fãs perguntou sobre a semelhança, Mike Brinker comentou que aquele enigma seria parecido com o do filme, onde Lara se movia pela sala com os planetas se alinhando e precisava encaixar uma “chave” em um local específico.

Comparativo dos cenários (filme acima, Rise of the Tomb Raider abaixo)

Foi confirmado, também, que nenhuma demo será lançada antes do lançamento do jogo.

Já na visita à BGS, pudemos finalmente conhecer um pouco do novo Tomb Raider. A demo jogável disponível mostrava Lara na primeira tumba do jogo, onde precisamos resolver um enigma relacionado com a água (nós, claro não contaremos a solução... hehe). Nos 10 minutos de jogo, foi possível ver Lara nadando livremente na superfície e debaixo d'água e o mergulho de cabeça, que agora acontece automaticamente quando ela pula na água. Outro movimento que voltou ao jogo foi a corrida (Sprint). Nesse Lara pode correr mais rápido por um curto período de tempo. O botão de Instinto de Sobrevivência mudou de local. Agora, devemos pressionar o botão que movimenta a câmera (direcional direito) para ativá-lo, o que permite que o antigo botão seja utilizado para novas funções. Na demo, escapamos de algumas armadilhas, atiramos, utilizamos elementos da caverna - que não são mais tão óbvios, o que torna o cenário ainda mais real -, e precisamos usar um pouco a cabeça para resolver o enigma. Sabemos que foi um trecho muito curto do jogo, mas conseguimos jogá-lo duas vezes. Para a nossa alegria, tivemos ótimas impressões sobre a jogabilidade e as tumbas.

Estrada para o stand da Microsoft. Vários fãs aguardaram horas para jogar a demo

Apesar de poucas novidades, a presença da Crystal Dynamics na BGS é muito importante para todos os fãs brasileiros. Sendo o mercado brasileiro importante para a empresa, podemos contar com que mais conteúdos locais (como o jogo dublado em português) continuem sendo desenvolvidos, assim como alguns extras - tomamos como exemplo algumas DLCs de Tomb Raider (2013) que não foram disponibilizadas para o Brasil.


Cosplayers junto à cosplayer oficial brasileira, Jessie Croft, na BGS

Queremos muito agradecer à presença da equipe da Crystal Dynamics com a Microsoft no Brasil e pelo carinho pelos fãs brasileiros. Esperamos que nos próximos lançamentos (como as versões para PC e PS4) possamos ter a mesma oportunidade.

Texto: Jonathan Marques
Revisão e edição: Conrado Dittrich

Share this

Postagens relacionadas

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »