Impressões sobre a demo de Shadow of the Tomb Raider da E3 2018

24.6.18


A convite da Crystal Dynamics, participamos da E3 2018 em Los Angeles e, no evento, havia uma demo de Shadow of the Tomb Raider disponível para o público, que pudemos jogar durante uma hora. Além disso, tivemos acesso a mais dois Gameplays "secretos" do novo Game.

Abaixo nossas impressões da Demo disponível para o público.


Cozumel

Nesse Gameplay, Lara está em Cozumel, no México, junto com Jonah, espionando a trindade. Nós assistimos um breve resumo da espionagem de Lara, que a leva a explorar uma caverna próxima do mar, em busca de um artefato da Deusa da destruição Chack Chel, um espécie de Adaga. A partir daó, começamos a jogar.

Escalamos alguns penhascos próximos ao mar, com ajuda dos já conhecidos machados de escalada de Lara, mas aí que entra uma novidade... Além de escalarmos paredes, podemos nos pendurar em cordas ou nos mover lateralmente pelas parede, semelhante ao que fazíamos em Tomb Raider Anniversary e Underworld.



Abaixo um trecho dessa escalada.


Após explorarmos a caverna escura com o auxílio de uma lanterna (não mais bastões de luz) e cruzarmos com alguns ratos em espaços bem apertados, chegamos até uma área de mergulho e pudemos finalmente aproveitar o nado livre no jogo, assim como tínhamos nos jogos anteriores ao Reboot de 2013.

Nadar é bem interessante. Existe uma sensação semelhante com o nada em Tomb Raider: Legend, mas os movimentos de Lara não são tão perfeitos e a movimentação não é tão simples quanto em terra firme, o que é ÓTIMO, já que nadar nunca será tão fácil quanto caminhar. Lara nada livremente e inclusive atravessa alguns espaços bem apertados. Não existe uma barra de oxigênio, então você estará frequentemente preocupado se terá fôlego o suficiente para chegar até a próxima área de respiro, que podem ser espaço bem pequenos sem água, possibilitando que Lara coloque apenas o rosto para fora da água.

Como se já não estivéssemos preocupados o suficiente com a respiração de Lara, somo atacados por uma espécie de enguia. Após uma breve luta submersa, você se sente desesperado para achar um lugar para respirar. Então, Lara tenta sair da água por entre duas paredes bem próximas. Após isso, uma rocha cai, bloqueando o pouco espaço que temos para sair. Se você ainda não está desesperado o suficiente, Lara fica presa entre as rochas e você precisa pressionar desesperadamente o botão mostrado para que Lara consiga sair. A sensação claustrofóbica é muito bem construída nessa parte, sendo impossível não ficar preocupado com a protagonista.


Após sairmos vivos e aliviados da água, continuamos a explorar a caverna, até chegarmos em um dos Enigmas do jogo. Consiste em um esquema de alavancas de peso, já bem conhecidas na franquia. É preciso passar por uma sequência de subir em uma plataforma para que o peso extra dessa faça com que outra suba, e você possa escalar. Também giramos, puxamos e soltamos um carrinho, para fazer peso. Apesar de bem simples, o enigma não é tão óbvio, sendo que você precisa explorar o cenário para entender onde cada plataforma irá te levar.

Resolvido o enigma, fazemos mais uma escalada, que parece estar mais rápida e fluída, visto que Lara está ainda mais habilidosa, cruzamos com alguns morcegos e finalmente encontramos a Adaga. Nessa parte, aparentemente existe um quebra cabeça para ser resolvido, mas não estava disponível na Demo.

Abaixo o gameplay do trecho submerso e do quebra cabeça.


Quando Lara pega a Adaga, descobrimos que a Trinity está entrando e precisamos sair da Caverna. Quando saímos, encontramos o vilão do jogo, Dr. Dominguez, que rouba a Adaga de Lara e diz que ela cometeu um erro terrível. Após isso, um Tsunami vem em direção de Lara e a arrasta com a correnteza, que começa a destruir a cidade. Em meio a luta contra a água e saltos pelos destroços para sobrevivermos, Lara tenta, em vão, salvar a vida de algumas das pessoas vivendo na cidade. Vemos, inclusive, uma criança caindo na água.

Essa sequência da destruição da cidade, não serve apenas como um momento de ação do jogo, mas também faz com que uma culpa imensa caia sobre Lara, o que definitivamente formará a personalidade da protagonista (algo que é o foco do enredo desse jogo).

Quando Lara finalmente sai da água, encontra Jonah e vê a cidade sendo destruída. Ela diz a ele que precisa ir atrás de Dominguez e recuperar a Adaga. Nesse momento, Jonah grita com Lara dizendo que ela causou tudo isso e que agora precisam ajudar o povo da cidade e não seguir com essa compulsão dela.

Essa sequência entre os dois personagens foi muito bem trabalhada. Podemos sentir a raiva de Jonah e a culpa e compulsão de Lara. Em recente entrevista, Earl Baylon, que faz a voz e movimentos de Jonah, disse que nessa cena eles tentaram improvisar um pouco para fazer com que o sentimento fosse mais realista. Quando ele gritou com Camilla Lunddington (voz e movimentos de Lara Croft), toda a equipe ficou um pouco "assustada" com o tom dele. Vendo a reação de todos, o diretor da cena percebeu que haviam encontrado o tom de emoção que queriam para o momento.

Veja abaixo uma das gravações de voz e movimento da cena.


Com esse momento tenso, finaliza a primeira demo que vimos na E3.

Resumo

Essa demo nos possibilitou ver a exploração do jogo, ter acesso a novos movimentos com corda e ao tão esperado nado submerso. Em questão de jogabilidade, temos algumas novidades em relação ao último título, Rise of the Tomb Raider, e todos os comandos funcionam muito bem, como no último jogo. É evidente que usaram a mesma plataforma de jogo para a sequência, seguindo o ditado de, não se mexe em time que está ganhando. Será melhor um gameplay semelhante ao já eficiente de ROTTR, do que uma plataforma totalmente nova com riscos de Bugs, como vimos em Tomb Raider: Underworld. Além da exploração melhorada, conseguimos ver o tom do jogo, que trata muito mais de como as ações de Lara afetam as outras pessoas e como a determinação da heroína, que sempre foi uma vantagem, pode se tornar um problema. Quanto aos enigmas, vimos nenhuma novidade, mas como comentamos, só tivemos acesso a um quebra cabeça. Inclusive, o Puzzle da Adaga, que não foi revelado, parecia ser mais interessante e maior (e foi cortado para não alongar tanto a Demo). Vamos esperar mais novidades sobre os enigmas.

Shadow of the Tomb Raider será lançado em 14 de Setembro para Xbox One, Xbox One X, PS4, PS4 Pro e PC.

Animados?


Além de garantir nossa entrada, a Crystal Dynamics também arcou com todos os custos da viagem.

Share this

Postagens relacionadas

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »