9 ANOS DA LENDA | Veja curiosidades sobre Tomb Raider: Legend

7.4.15
Há exatos nove anos atrás era lançado um dos divisores de água de uma das maiores franquias dos games. Tomb Raider: Legend chegava não não só reiniciando as crônicas de musa Lara Croft, como também foi resultado de uma grande mudança nos estúdios e equipe por trás da franquia - mesmo que com a supervisão do criador Toby Gard.

Depois do fracasso de Tomb Raider: Angel of Darkness, a Eidos Interactive preparou um plano maior para sua franquia, foi quando a Core Design, produtora original dos games, declarou falência. A Crystal Dynamics, então, tomou a frente da produção dos próximos games da franquia, começando do zero a origem de Lara Croft. Para comemorar este dia especial, separamos algumas curiosidades do game, que talvez muitos ainda não conheciam.


Influências cinematográficas
A história de origem de Lara Croft foi totalmente recriada, com base naquela vista nos filmes estrelados por Angelina Jolie. Não só a cronologia, mas também todo design foi refeito. A mansão dos Croft, que antes era inspirada em uma mansão real, agora tem o design idêntico ao visto nos filmes. Lara Croft, por outro lado, aparece mais realista - com o rosto mais fino e um tanto diferente da original -, mesmo que seus traços ainda remetam à clássica. Sua voz também sofreu modificações, e a dubladora Keeley Hawes assumiu o comando de sua personalidade à partir de então.


Sempre há uma primeira vez
Este foi o primeiro game lançado para os consoles da Nintendo e da Microsoft. A prática de coletar tesouros de bronze, prata e ouro durante os níveis para liberar extras, também foi apresentada pela primeira vez em "Legend". Trazer os movimentos de Lara Croft durante o gameplay através da captura de movimentos também foi novidade na franquia. Ao contrário dos games anteriores, que usavam apenas dos efeitos sonoros de seus ambientes e músicas em momentos específicos, este ganhou uma trilha sonora de fundo completa. Foram necessários nove meses para que as mais de 4,5 horas das canções tocadas no game fossem compostas.


Os clássicos são o tema...
A música-tema de Tomb Raider: Legend, composta por Troels B. Folmann traz uma mistura inusitada das clássicas "Ailein Duinn" e "Ave Maria".



A primeira é uma canção tradicional escocesa de vocais solo femininos - um lamento que foi escrito em Gàidhlig para Ailean Moireasdan ("Alan Morrison") por sua noiva, Annag Chaimbeul ("Annie Campbell"). A tradução do título é "Alan de Cabelo Escuro". Ailean era um capitão marítimo da ilha de Lewis. Na primavera de 1788, ele deixou Stornoway para ir para Scalpay, Harris, onde estava para se casar com Annag Chaimbeul ("Annie Campbell"). Infelizmente eles navegaram em uma tempestade e toda a tripulação afundou com o navio, menos Annag. Annag, de coração partido, se despedaou no sofrimento e compôs este lamento por seu amor perdido. Annag perdeu a vontade de viver e morreu poucos meses depois. Seu corpo foi enterrado perto de onde seu noivo de foi encontrado.
A história da canção é acompanhada de um sofrimento pela perda de alguém que se amava muito. Não seria perfeita para o caso de Lara Croft e sua mãe? "Ailein Duinn", que no game traz vocais masculinos, também é tocada nas fases do Nepal - local onde Lara perdeu sua mãe. "Ave Maria", que é parte do refrão, é cantada totalmente em latim - como no original.

A trilha sonora original de Folmann foi ganhadora do BAFTA Games Award 2006.


Veículos
A moto que Lara encontra no Japão é uma Ducati Superbike 999, um modelo italiano, que é similar ao modelo utilizado por Lara durante o restante do game. A marca Jeep é presença constante no game. Enquanto que Anaya Imanu dirige um Wrangler amarelo, todos os mercenários de Rutland utilizam Commanders.


Serpentes do Mar?
No level da "Tumba do Rei Arthur", existem vários bonecos de serpente na loja de presentes do museu do Rei Arthur, mesmo que no história original não haja nenhuma serpente do mar. Estes foram obviamente adicionados ao level como uma pista do qual chefão enfrentaremos no final da fase.


A lenda em números
Em todo o game, são contabilizadas até 209 mortes. Lara possui 9800 polígonos em sua estrutura. É o 7º game da cronologia central. 80 (PC e X360), 82 (PS2), 67 (PSP), 58 (DS), 78 (GC) e 82 (XBox) são as notas que o game recebeu no Metacitric. 4 horas são o suficiente para que o game possa ser terminado. Lara visita 7 locações durante o game, além da Mansão Croft. Lara pode executar 5 movimentos acrobáticos de uma só vez. São 115 segredos escondidos no game.

"Tomb Raider: Legend" é considerado pelos críticas um dos 4 melhores Tomb Raiders de todos os tempos. Mesmo que tenha desagradado parte dos fãs mais assíduos da franquia, o game é um dos maiores marcos da história da maior musa dos games e, até hoje, é um dos mais aclamados do gênero. Nove anos se passara e a nova Lara Croft ainda permanece entre nós, mesmo que em tenha sido restaurada.

Você, fã, considera "Legend" o melhor game da série? Em qual posição da sua lista ele fica?

Share this

Postagens relacionadas

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »