Tomb Raider - 21 coisas mais impressionantes nas três primeiras horas

9.12.12
O site GamesRadar teve a oportunidade de testar as 3 primeiras horas do novo Tomb Raider e escreveu um artigo com as 21 coisas impressionantes que eles viram e fizeram no game! Nossa equipe de tradutores, Jonathan e Caroline, traduziu a matéria completa e você poderá ler logo abaixo:


Tomb Raider: 21 coisas impressionantes que vimos e fizemos nas três primeiras horas
A próxima aventura de Lara Croft não é sua expedição de costume...
Artigo de: Ryan Taljonick 

Reiniciando Lara Croft
Nós tivemos oportunidades de testar o reinício do Tomb Raider no ano passado, mas recentemente começamos a jogar as três primeiras horas do jogo em uma sessão prática, gloriosa. Acha que esse jogo será apenas um clone do Uncharted? Pense novamente.

Nós compilamos uma lista de algumas das coisas mais notáveis que fizemos e vimos nas horas iniciais do jogo para dar um gostinho do que você pode esperar para 2013 (e porque é, para nós, um dos jogos mais esperados do próximo ano).

Naufragada em uma ilha assustadora
A cena de abertura de Tomb Raider não é exatamente uma informação nova, mas vale a pena repetir o quão importante ela é na definição do tom corajoso do jogo. É aqui que somos apresentados a uma nova Lara - uma mais crível, uma Lara humana. Ela não é uma experiente aventureira com duas pistolas presas na perna, ela é uma arqueóloga novata em uma expedição para encontrar uma antiga cidade perdida. Infelizmente, seu navio é partido ao meio durante uma tempestade violenta, e ela e sua tripulação se encontram presos em uma ilha cheia de criaturas hostis e humanos desagradáveis.

Vimos muitas coisas horríveis logo no início
Pouco depois de chegar à ilha, Lara é apunhalada na cabeça, inconsciente, foi presa em uma espécie de casulo no teto de uma caverna. Ela escapou, foi perfurada por um pedaço de uma barra de ferro, e encontrou o corpo de um dos membros de sua tripulação crucificado em um estranho altar para rituais. Então, ela assistiu a um de seus perseguidores sendo esmagado por rochas. Isso tudo ocorreu dentro de um intervalo de cerca de cinco minutos, e nós realmente exitamos em continuar por medo das coisas horríveis que certamente nos aguardavam. Como, você sabe, Lara pode ser morta ou algo assim. O que aconteceu alguns minutos depois, quando ela foi esmagada por rochas.

Assistimos Lara sendo muito ferida...
A nova Lara Croft não é uma superheroína. Durante a nossa caminhada de três horas no início do jogo, vimos ela se ferir de formas bem brutas. Como mencionamos antes, ela inicialmente é perfurada por uma barra de aço, depois de cair sobre ela - felizmente, ela perfurou pelo lado, presumindo que não atingiu seus órgãos. Ela também foi atingida por uma armadilha de urso, uma pancada na cabeça, atingida de raspão por uma bala, e mordida por lobos e outros predadores. Pobre Lara!

... E também a vimos ela ser brutalmente assassinada
Alguns dos momentos mais tensos do jogo foi ter que escapar das cavernas, encontrar com o inimigo, ou ambos, e esses muitas vezes terminavam com um Quick-time Events (Momento que devemos apertar um botão rapidamente). Uma falha resultaria em uma morte bem sombria. Na maioria das vezes nós falhamos de propósito (sério!) para ver o que iria acontecer. Lara foi esmagada por um desmoronamento, morta por tiros de flechas (uma das quais perfurou sua garganta), e teve sua laringe graciosamente removida pelos dentes vorazes de uma matilha de lobos. Então, bem. Não falhe nos QTEs.

Usamos o Survival Instincts (Instintos de Sobrevivência) para examinar o ambiente
Apesar de Lara ser uma novata aventureira/sobrevivente/arqueóloga, ela teve algum treinamento formal por Roth, o capitão de seu navio, agora destruído. Pressionando um dos botões esquerdo do controle ativará seus Instintos de Sobrevivência - semelhante ao Modo Detective do Batman ou o Instinct do Agente 47 – destacando objetos que podemos interagir no ambiente. Esse recurso também serviu para manter a maior parte da tela livre, assim coisas como marcadores de objetivos só aparecerão enquanto o Survival Instincts estiver ativo.

Resolvemos muitos quebra-cabeças
Grande surpresa, certo? Lara sempre foi grande adepta de resolver quebra-cabeças, e nós fizemos um monte deles durante nosso breve tempo com o jogo. Eles começaram simples, tendo que usar tochas para destruir barricadas inflamáveis, mas os enigmas ficaram mais complexos adicionando plataformas e alguns elementos de física. Um em especial nos incumbiu de pegar com uma gaiola destroços flutuantes em um riacho antes de levantar a gaiola para uma plataforma próxima, incendiar os escombros e empurrar para baixo de uma rampa de metal para destruir uma obstrução em outra parte da hidrovia.

Armas e equipamentos encontrados na ilha
Quando Lara naufraga na ilha, ela não tem nada, além da roupa do corpo - e mesmo essas mostram algum desgaste. Felizmente, ela encontrou um velho arco e flecha preso em um esqueleto pendurado em uma árvore. Nada encontrado aparentou ser implausível, cada parte do equipamento que Lara usa em sua jornada é algo que foi conseguido por nós mesmos.

Resgatamos pontos para melhorar nossas armas
As melhorias nos equipamentos foram extremamente valiosas, e estávamos ansiosos para vasculhar cada centímetro do mapa para encontrar o máximo de pontos possível. Reforçar a corda do nosso arco aumentou permanentemente o alcance e os danos de ataque- e, mais tarde, quando encontramos uma arma, podemos aumentar a capacidade de balas, dano, alcance, e outras características. Como Lara sabia usar fragmentos aleatórios de sucata para melhorar seu armamento? Nós podemos nunca saber.

Encontramos alguns misteriosos bandidos armados
Cerca de uma hora em nossa demo, encontramos um grupo de caras com armas. Eles capturaram Lara e seus amigos e começaram a executá-los, como caras armados costumam fazer. Lara, é claro, conseguiu escapar, e interceptamos algumas de suas conversas enquanto sorrateiramente procurávamos uma arma. Não estava claro quem eram ou porque eles estavam em uma ilha, mas eles pareciam ser mercenários, ou algum tipo de militares. "Nós poderíamos ter usado alguns novos recrutas", um guarda menciona para outro, após ser informado para executar qualquer sobrevivente. "O que veio dessa vez?" o outro perguntou. "Outro navio." Hmm....

Assistimos Lara se tornar uma assassina quando necessário
Quando Lara escapou de seus sequestradores, o terror que ela inicialmente se encontrou quando foi capturada voltou mais uma vez. É aqui que ela é forçada a matar pela primeira vez, colocando uma bala na cabeça do agressor. "Estou surpresa com o quão fácil foi", ela disse a um amigo depois de escapar. É interessante notar quão frenéticos os combates sempre são. A câmera parou perto de Lara, destacando sua expressão de pânico. Sua inexperiência com armamento foi percebida na forma como ela indevidamente segurava as armas, mantendo-as longe do corpo como se elas fossem explodir a qualquer segundo. Lara não podia nem se envolver em brigas corpo a corpo até que encontrou uma picareta de escalada -, mesmo assim, ela foi mais usada para metas elaboradas do que para enfrentar inimigos de frente. Cada encontro raramente incluiu mais do que quatro ou cinco bandidos, e cada encontro te traz a sensação de vida ou morte impregnado de uma sensação constante de urgência. Não há Nathan Drake em Lara - e dizemos isso da melhor maneira possível

Assassinamos alguns caras com um ataque silencioso/disfarçado
Em um corredor, nós trombamos com um guarda meio que distraído.  Um pequeno tutorial apareceu nos instruindo para tentar uma stealth kill - assim o fizemos. Nós nos aproximamos sorrateiramente por trás dele, estendemos o nosso martelo de escalada, e usamos a alça para sufoca-lo até a morte. Lara ofegou enquanto ele lutava para respirar antes de seu corpo sem vida cair no chão. Foi realmente muito brutal, e nos lembrou como seria se Nathan Drake mostrasse qualquer remorso por jogar estranhos de penhascos. Então, morremos quando seus amigos nos viram e atearam fogo no local. Fogo fere. Ruim.

Pontuamos XP por vencer inimigos e encontrar colecionáveis...
Os pontos de experiência são ganhos por completar objetivos, derrubando bandidos e encontrando colecionáveis. Nós estávamos um pouco surpresos no início, mas os ganhos XP nunca foram intrusos, e eles nos obrigaram a procurar todos os itens colecionáveis possíveis.

... E usamos aqueles XPs para adquirir novas habilidades para Lara
Uma vez que tivemos um bom estoque de pontos de experiência, nós demos uma olhada em três árvores de habilidades de Lara. A árvore de "Sobrevivente" continha habilidades que permitiam Lara fazer coisas como escalar mais rápido, recuperar flechas dos alvos, ou obter resgate adicional pela caça. A árvore "Caçador" reforçou a perícia da arma, aumentando a precisão ou permitindo mais munição e, finalmente, a árvore "Combate" aumentou a resistência de Lara, permitindo que ela atinja oponentes cegos de forma mais eficiente. Todos esses foram feitos para representar seu crescimento e como ela lutou para sobreviver, e nenhuma das habilidade é exagerada para não diminuir a sensação de realidade que toda a experiência é baseada. Mas isso também nos permite decidir como nós queremos jogar - decidimos ser disfarçados "atirar nas pessoas de longe".

Encontramos toneladas de segredos escondidos
A Ilha misteriosa de Tomb Raider nos manteve constantemente intrigados. As várias ruínas e navios naufragados que encontramos foram algumas indicações que este lugar tem uma tonelada de histórias. Havia uma grande variedade de itens colecionáveis para encontrar, desde unidades de GPS até cartas perdidas, os quais, trazem pequenas pistas sobre o passado da ilha, enquanto pensamos sobre o destino dos viajantes abandonados que vieram antes. Estávamos ansiosos para encontrar muitos colecionáveis para que possamos ganhar mais XP, e assim Lara poderia examiná-la no estilo Resident Evil e obter mais pistas sobre a história da ilha.

Invadimos uma tumba
O quê? A Tomb Raider invadindo Tumbas!? De fato. Mas os túmulos que encontramos na ilha não foram algumas inclusões forçadas cujo único objetivo era fornecer algum tipo de conexão com os últimos títulos da série. Em vez disso, eles forneceram a oportunidade de descobrir mais dos muitos segredos da ilha e expor sua rica história. Além disso, tivemos um ganho de toneladas de pontos de experiência extra, e um "Tumba Invadida!" apareceu na tela depois da conquista, o que foi muito legal.

Nos infiltramos em uma toca de lobos para encontrar suprimentos
Nós finalmente nos encontramos com Roth, capitão da expedição de Lara, mas ele estava gravemente ferido. Uma matilha de lobos atacou e roubou sua mochila de abastecimento, que continha os curativos e medicamentos que precisava para sobreviver. Então escalamos algumas construções, nos penduramos em um avião de décadas, e pulamos sobre um ou dois abismos para chegar à toca. Uma vez lá dentro, pegamos o pacote, e - BAM - os lobos atacaram, levando-nos a uma série frenética de QTEs para sobreviver. Os quais nós não fizemos. Lara morreu horrivelmente.

Montamos acampamentos para viagens rápidas
Tomb Raider não é um jogo de mundo aberto por alguns motivos, mas é grande. Periodicamente criamos acampamentos, o que nos permitiu gastar pontos de experiência, melhorar armas e viagens rápida pelas regiões em que fizemos um acampamento anteriormente. Poder ir e vir nos permitiu, após ganharmos novos equipamentos para acessar áreas anteriormente inacessiveis, coletar quaisquer colecionáveis que perdemos. A exploração é incrivelmente orgânica em Tomb Raider, estávamos ansiosos para explorar, assim como encontrar os segredos que revelam mais sobre a ilha que estávamos.

Aprendemos a pular diretamente na rocha e agarrar com o martelo de escalada
Em um ponto no jogo conseguimos um martelo de escalada, que poderia ser usada para escalar superfícies difíceis. Nosso machado não se conecta automaticamente quando saltamos em direção a uma parede - nós tínhamos que ter certeza e apertar um botão na hora certa, caso contrário, iriamos despencar para morte. Essa mecânica de escalada era intuitiva, fluida e divertida, nos levando onde queríamos e ao mesmo tempo deixando a sucesso ou fracasso na firmeza de nossas mãos.

Começamos a pensar em um jogo com bebidas, baseado em quantos closes longos do decote de Lara lotam as cut-scenes (Obrigado, Lodair Junior)
Ok, então, sim. Isso tem acontecido muito, o que foi um pouco chocante considerando como tudo sobre o jogo parece tão maduro.

Uma aventura mais corajosa
Claro, Tomb Raider pode ser comparado a Uncharted no sentido de que há escaladas, tiros, e busca por tesouros em ambos. Mas os dois são de mundos diferentes em termos de tom e da experiência do jogador. Tomb Raider é escuro, corajoso, e sempre intenso, apresentando um respiro refrescante no gênero de ação e aventura.

Tomb Raider chega às prateleiras no dia 5 de março de 2013.

Share this

Postagens relacionadas

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »